SALAS POR FAIXA ETÁRIA

Oferecemos salas equipadas com material adequado para facilitar as especulações que envolvem a prática de habilidades que suscitam uma maior concentração e uma atenção mais direta do professor.

Nestas salas, as crianças são dispostas em grupo da mesma faixa etária e suas ações acontecem com permissão e acolhimento ao seu livre expressar; o "silêncio" ou o "barulho" são compreendidos como necessários e reveladores do envolvimento das crianças, naquilo que estão interessadas. A "sala de aula" não é um espaço de confinamento e sim, mais um ambiente com o qual as crianças contam nas suas buscas para conhecer o mundo.


SALAS ABERTAS

Estes espaços são dentro da casa e garantem às crianças (mesmo em dias de chuva), a sua disposição para o movimento, que lhes é tão peculiar. As especulações de suas possibilidades corporais são incentivadas e asseguradas pelo resgate das brincadeiras de nossa cultura e demais impulsos que com entusiasmo, as crianças costumam fazer contato, principalmente quando são licenciadas pelos adultos.


BIBLIOTECA

Espaço onde as crianças circulam com liberdade para familiarizar-se com o livro sem reservas. O livro é oferecido como objeto de especulação e prazer. O cuidado, o zelo que o uso do livro compreende, é orientado pelos adultos (professores e familiares), no cotidiano do nosso convívio e sempre contextuado no que vincula a criança ao livro; ouvir uma história, olhar as ilustrações, ler o livro seja qual for o alcance desta leitura.


SALA DAS FANTASIAS

As fantasias são arrumadas neste espaço, de maneira que facilite o manuseio das crianças no troca-troca de roupas para a espontânea composição de personagens.

Nestas ocasiões, a autorização do adulto responsável frente às iniciativas da criança, é de grande importância no favorecimento do exercício de sua autonomia. Vestidas com fantasias de sua escolha, as crianças experimentam os vários personagens lhes dando
vida, se afirmando, fortalecendo o seu eu na condução das suas representações (brincadeiras simbólicas).

A criança quando assim brinca, expressa suas experiências vividas e se tranqüiliza das possíveis ansiedades decorrentes dos obstáculos ou facilidades que o crescimento suscita.


A CASINHA

Outro espaço facilitadores na expressão das fantasias das crianças, de suas imitações de gente grande, do seu desejo de por conta própria imprimir sua compreensão do mundo dos adultos.
Aqui neste espaço, brincam sozinhas ou em grupo e reproduzem nas suas iniciativas, o que desejam, transformando a realidade com critérios próprios na garantia de suas ações.


O QUINTAL (área externa)

Este espaço é completamente integrado e considerado relevante nas incursões que as crianças se dispõem a fazer. Quando a criança se depara diante de um espaço de maior amplitude e de tão diferentes desafios, como é um quintal, se lança com muito mais alegria nas suas especulações do mundo.

Aqui, colocamos um tanque de areia amplo (areia tratada) e os instrumentos necessários para que as crianças vivenciem o contato com a riqueza da plasticidade dos elementos que este espaço propicia. Por isto, é permitido com frequência, o contato com a água, a terra, tinta, argila, elementos tão permissivos ao manuseio "infantil" e facilitadores de suas competências motoras ainda em desenvolvimento.

Ainda nesta área (quintal), abrimos espaço para colocação de um balanço e armação com pneus, no sentido vertical, encorajando as crianças a vivenciar obstáculos mais desafiadores como: pular de alturas, subir e descer escalando, se equilibrando, correndo riscos necessários ao amadurecimento do seu domínio corporal. Tais experiências, são sempre contextuadas no desejo e possibilidade das crianças em se dispor a vivenciá-las.

Todas as brincadeiras que envolvem grandes deslocamentos e maior expansão dos movimentos nos espaços, são resgatadas e vivenciadas com entusiasmo no quintal desta casa, onde as crianças falam e ouvem o consentimento de sua linguagem - BRINCAR.


BANHEIROS

Os banheiros estão fora e dentro da casa. O uso mais freqüente é nos chuveiros externos. As crianças ficam à vontade nestes momentos e contam com a ajuda dos seus professores quando necessária. Este é um espaço que licencia a nudez das crianças com naturalidade e propicia muitas
conversas sobre hábitos de higiene, percepção do seu corpo e do outro, troca de cuidados mútuos no se ensaboar, no se enxugar, possibilitando ações de grande dreno do egocentrismo tão forte nesta idade.

VESTIÁRIO

É um espaço aberto, onde estão dispostas as mochilas com as roupas para o uso na conveniência do dia. Continua aqui, o estar com o outro, nas providências das crianças se arrumarem, vestir roupas (às vezes do avesso), calçar sapatos (às vezes trocados), pentear os cabelos uns dos outros, são dinâmicas que propiciam muito a cooperação, a solidariedade e responsabilidade das crianças entre si e com seus pertences.


SANITÁRIOS

Espaço organizado de maneira que facilite o seu uso pela criança, na medida do possível, sem grandes interferências do adulto.


COZINHA - COPA

Neste espaço as crianças têm total liberdade de circulação. Aqui também, a organização facilita bastante a atuação da criança no atendimento às suas necessidades.

Rua Mato Grosso, 570 - Pituba - Salvador - Bahia
Tel.: (71) 3346-0046 .::. E-mail: crear@escolacrear.com.br