O CREAR é um espaço inteiramente disponível às crianças no que diz respeito ao acolhimento de suas investidas na busca do conhecimento. Assim sendo, nesta escola, brincar é preciso pois é este o jeito da criança tocar o mundo. Quando a criança brinca é movida pela vontade, logo a aprendizagem é conquistada sem a tensão imposta pelo medo do erro, tão peculiar ao padrão adulto e impedidor de correr riscos.

Conectadas com sua linguagem essencial brincar, as crianças são asseguradas de uma menor inferência do poder adulto nas suas especulações o que favorece uma maior autonomia. As suas emoções, desejos e idéias são movidas pelos desafios que o convívio com outras crianças e adultos lhes proporciona.

O PROFESSOR - EDUCADOR (ADULTO E CRIANÇA)

O adulto se coloca como elemento facilitador perante as solicitações das crianças. Aqui o professor não é mero técnico da educação, porém transcende a esta postura, numa atitude de disponibilidade e acolhimento. Não cultiva um direcionamento fechado no chavão: este é o meu aluno... educador que é, tem um olhar amplo para todas as faixas etárias (1 ano e meio a 6 anos) embora cada grupo etário tenha seu professor específico. Todo adulto diante da criança, deve se colocar na postura de educador ajudando-a com autoridade, respeito e firmeza. O limite é um ato de compromisso e fundamentalmente de dedicação e amor.

Acolher a criança, desafiá-la a aprender, incentivar o seu desenvolvimento com muita atenção e zelo, é nossa responsabilidade.

ADULTOS FAMILIARES (PAIS, AVÓS, TIOS E BABÁS)

Consideramos a cumplicidade entre família e escola como determinante na efetivação do nosso trabalho. Mantemos com esta, contato aberto, direto no dia a dia do nosso convívio. É de total importância para tranqüilidade da criança, o delegar confiante dos seus familiares à escola.

Apesar de olhar a criança de forma diferente, família e escola se buscam mutuamente para educá-la. É caminhando no movimento da Roda (brincadeira tão querida pelas crianças) que podemos nos dar as mãos na sincronia de nossa conduta, de nossos sentimentos, na dinâmica dessa relação.

Rua Mato Grosso, 570 - Pituba - Salvador - Bahia
Tel.: (71) 3346-0046 .::. E-mail: crear@escolacrear.com.br